Os Serranos / Integrantes

Edson Dutra

Nome artístico: Edson Dutra

Nascido a 19 de fevereiro de l952, em Bom Jesus - RS.

Com sete anos, em l959, iniciou seus estudos de acordeão, solfejo, teoria musical e história da música, no Conservatório Musical Carlos Gomes de Bom Jesus, vindo a se formar em 9 de dezembro de l965.

Em 1968 e 69 cursou especialização em acordeão, solfejo e teoria musical no Conservatório Musical Rossini, de Caxias do Sul, RS, com o grande mestre Eleonardo Caffi.

Ainda em 1968, criou o Conjunto Musical OS SERRANOS, juntamente com Frutuoso Araújo.

Em 1969, gravou seu primeiro disco, o compacto duplo OS SERRANOS, pela gravadora Copacabana, selo Sabiá, de São Paulo.

Em 1972, gravou seu segundo disco também em São Paulo, pela gravadora Califórnia, o LP Nostalgia Gaúcha, ao lado de Frutuoso Araújo e de seu irmão, Everton Dutra.

Em 1976, formou-se na faculdade de Direito e atuou como advogado, atuando nas áreas cível e criminal, com escritório próprio no centro de Porto Alegre, de 1977 a 1987, sem abandonar suas atividades artísticas.

Nos próximos anos, seguiu com seu Conjunto gravando muitos discos, chegando à marca atual (2009), de 26 discos inéditos, nesta carreira de 40 anos.

Em 1998, gravou um CD solo, chamado Serrano Cantor, pela gravadora USA Discos de Porto Alegre. Neste CD, além de músicas gaúchas, gravou músicas internacionais, como Granada, Sonata ao Luar e La Cumparsita, acompanhado de grandes músicos da OSPA, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Conquistou com seu Conjunto OS SERRANOS, três discos de ouro, com mais de cem mil cópias vendidas em cada um. São eles, Isto é... OS SERRANOS; Bandeira dos Fortes e OS SERRANOS Interpretam Sucessos Gaúchos.

Ganhou o título de Cidadão Joaquinense, da Câmara de Vereadores e do Poder Executivo de São Joaquim, SC, por ter composto e gravado a música SERRANO DE SÃO JOAQUIM, em 1974.

Ganhou o troféu José Gomes de Souza, música ecológica, no Festival Califórnia da Canção de Uruguaiana, em 1981, com a composição CAPÃO DE MATO.

Ganhou o diploma de Honra ao Mérito, da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, por serviços prestados à cultura daquele estado, em 3 de setembro de l993.

Ganhou o Troféu Anita Garibaldi, do MTG de Santa Catarina, em 3 de setembro de l993.

Ganhou o título Honorífico de Cidadão de Porto Alegre, da Câmara Municipal de Vereadores, por serviços prestados à cultura Rio-Grandense, em 10 de dezembro de l996.

Criou o ACORDE, Acampamento dos Conjuntos Regionais do Estado, evento que se realizou por inúmeros anos em sua cidade natal, Bom Jesus - RS, em 1979.

Criou o festival de música gaúcha, chamado RONCO DO BUGIO, num prestígio ao nosso mais autêntico ritmo musical gaúcho. Dito Festival de Música, se realiza em São Francisco de Paula - RS.

Ganhou o Festival, “Cante uma Canção em Vacaria”, como intérprete, na edição nº 25 do Rodeio Internacional de Vacaria, ao lado de amigos da área jurídica e musical, com a canção SERRANO, SIM SENHOR - fevereiro de 2004. Neste mesmo evento, ganhou o troféu de Melhor Intérprete Vocal.

Compôs mais de 150 músicas, em sua grande maioria gravada pelos OS SERRANOS.

Dentre estas composições se destacam:
Em solo de acordeão: Canção ao mundo novo; Gavião; Ventana; O sem vergonha; Por um sorriso,Bibiana; Talho de Tramontina, Carucaca; Chote Cruzado, Flor Nativa, Milonga Oriental, dentre outras.

Com melodias e letras suas: Bandeira dos Fortes; Namoro de Sítio; Capão de Mato; Rancho de Beira de Estrada; Costumes do meu pago, Produtor Rural, Andança Serrana, Tributo a um gaiteiro, Paraíso Paraná, Santa Catarina, Comandante Altaneiro, Três amigos, Tentação, Fã e amigo, dentre outras.

Com letras e melodias suas e de parceiros: Brasão de Sangue, Ginete de Fronteira, Bugio Novo, Amizade de gaiteiro, Tributo ao chimarrão, Rio Grande, tchê, Jeito de galpão, dentre outras...

Homenagens prestadas com suas músicas e de parceiros:

- Comandante Altaneiro - ao seu pai, Helois Dutra e mãe Cely Becker Dutra;
- Três Amigos - aos seus três filhos, Daniel, Roberto e Fernando;
- Tributo a um gaiteiro - ao seu pai artístico, Honeyde Bertussi;
- Marca de talento - ao seu ex-colega, saudoso Rodrigo Fogaça;
- Andança Serrana , Novas Andanças, Outras Andanças, Mais Andanças e Andanças Gaúchas - todas em homenagem aos CTGs, clubes e cidades onde OS SERRANOS atuaram.
- Alegria do Daniel - ao seu filho Daniel;
- Alegria do Roberto - ao seu filho Roberto;
- O Narrador do Rio Grande - ao narrador esportivo gaúcho, Pedro Ernesto Denardin;
- Santa Catarina - à Santa Catarina;
- Paraíso Paraná - ao Paraná;
- Fã e amigo - aos fãs e amigos dos Serranos;
- Terol do tio Domingos - a um grande dançador e amigo dos Serranos, de Bom Jesus;
- Tio Mário no Terol - ao pai do colega Frutuoso Araújo;
- Minha Querência - a sua terra natal, Bom Jesus;
- Bom Jesus - a sua terra natal, Bom Jesus;
- Presilha do Rio Grande - ao CTG Presilha do Rio Grande de Bom Jesus;
- A voz de Darci Fagundes - ao grande radialista do mesmo nome;
- Na casa do Zé do Guincho - a amigo do mesmo nome, de São Joaquim, SC;
- Rio Grande, tchê - ao Rio Grande do Sul;
- Caraúno - a um distrito de Bom Jesus;
- Mangueira Nova - a um distrito de Bom Jesus;
- Hospitaleira Vacaria - à Vacaria;
- Por um sorriso, Bibiana - a sua sobrinha, Bibiana;
- Rodeio dos Rodeios - ao Rodeio Internacional de Vacaria;
- Serrano de São Joaquim - a São Joaquim, SC.

Em 2004 criou e levou ao ar o programa radiofônico, ENCONTRO COM OS SERRANOS.

Dito programa, o qual é apresentado por Edson Dutra, tem a duração de uma hora e meia e é semanal, sendo repassado por mais de CENTO E CINQUENTA EMISSORAS no RS, SC, PR SP, MG, MS,MT, RO Paraguai, Uruguai e Japão.

Voltar Página